Leitura: Nova tecnologia chega ao Centro-Oeste e conclui nacionalização do sistema

Nova tecnologia chega ao Centro-Oeste e conclui nacionalização do sistema

2 Min de Leitura

A nacionalização do Defesa Civil Alerta está concluída. Neste sábado (27), alertas de demonstração da nova tecnologia foram enviados para a população do Centro-Oeste, marcando a implementação da ferramenta na última região a ser comtemplada com o sistema criado para desastres de grande perigo. Brasília e mais 12 municípios dos três estados receberam os alertas para mostrar o funcionamento do dispositivo na prática.

O secretário executivo do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, Valder Ribeiro, falou sobre a agilidade e a importância do projeto. “E é um trabalho que a menos de um ano está sendo concluído hoje, destacando que nas Américas, são pouquíssimos países que têm essa ferramenta, essa tecnologia. Somente Canadá, EUA, Chile e o Brasil está se inserindo hoje como um país que vai disponibilizar para a população.”

O Defesa Civil Alerta intensifica a segurança das pessoas enviando mensagens de texto e avisos sonoros para os celulares em áreas de muito risco. Os alertas aparecem de forma destacada na tela e podem soar mesmo nos aparelhos em modo silencioso. O recurso não depende de pacote de dados e funciona mesmo se o usuário estiver ou não conectado ao Wi-Fi.

O secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, explicou como o sistema poderá ser usado no Centro-Oeste. “Os desastres que mais ocorrem na região são chuvas extremas, com possíveis inundações ou deslizamentos de terra. Então, são desastres, ou potenciais desastres, que podem ser alertados com antecedência.”

Os celulares da população começaram a receber as mensagens de texto e avisos sonoros por volta das 15h. Em Valparaíso de Goiás, no estado de Goiás, a secretária Louanna Francisca Souto, de 44 anos, estava no churrasco da família quando o celular tocou.

“Eu não me assustei com o barulho. Esse alerta pode salvar vidas, se fosse uma situação real, eu avisaria minha família e todos nós sairíamos.”

Com informações do MIDR.

Pixel Brasil 61

Compartilhe este Artigo
Deixe um comentário